quinta-feira, maio 22, 2008

Cabelos - Descolorindo

Dúvidas-

-MEU CABELO VAI ACABAR SE EU DESCOLORIR?
Depende do seu cabelo e do quanto você cuida / vai continuar cuidando dele. Por isso eu recomendo que você conheça muito bem seu cabelo antes de decidir pintar ou de desistir.

- MAS NÃO DÁ MUITO TRABALHO CUIDAR DO CABELO QUE PASSA POR DESCOLORAÇÃO?
Depende do quanto você cuida dele atualmente. Na realidade mesmo um cabelo que nunca foi descolorido merece cuidado. A diferença é que quando você descolore ele fica mais danificado e você acaba dando mais atenção. O resultado pode ser um cabelo mais saudável do que ele era antes.
Mas resumindo, um cabelo descolorido precisa de shampoo e afins específicos, é recomendado fazer uma hidratação no cabelereiro e evitar ao máximo sol, piscina e mar. Para saber saber mais sobre a manutenção do cabelo, leia a seção "mantendo a cor".

- QUAL ÁGUA OXIGENADA EU DEVO USAR (VOLUMES)?
Águas oxigenadas com volumes maiores são mais fortes e devem ser usadas em cabelos mais resistentes. Elas atuam de maneira mais intensa e portanto mais rápida, porém agridem mais o fio e o couro cabeludo.

- COMO É O PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO?
Siga o passo-a-passo! :)

- A DESCOLORAÇÃO ESTRAGA O CABELO?
Ao descolorir o seu cabelo, você está agredindo o fio. Mas diariamente agredimos nosso cabelo, ao escová-lo em excesso, expô-lo ao sol, secá-lo com secador, fazer chapinha e sem falar quando entramos numa piscina ou no mar.

- QUANDO EU QUISER MUDAR DE COR PRECISO DESCOLORIR TODO CABELO?
Só será preciso descolorir o cabelo se você quiser mudar radicalmente de cor. Por exemplo, de vermelho para verde é preciso descolorir bem. Já de vermelho para rosa, rosa para roxo, roxo para azul, azul para verde, etc... basta deixar desbotar bem (ênfase no "BEM", ok?).

- QUAL O PROBLEMA DO BLONDORR?
O Blondorr não é próprio para descoloração + tintura. Portanto ele descolore de maneira que deixe o cabelo bem loiro porém não absorva adequadamente a tinta.

- É POSSÍVEL ATINGIR A COR BRANCA DE CABELO?
É possível, desde que seu cabelo aguente a descoloração, pois é necessário descolori-lo usando um descolorante azulado, que corta a coloração amarela que fica ao descolorir.

- MEU CABELO JÁ É TINGIDO, POSSO DESCOLORIR NORMALMENTE?
Cabelos que já possuem tintura deve receber atenção especial de um profissional, que irá analisar o seu caso. Cabelos tingidos de preto costumam exigir várias descolorações ou até uma decapagem especial, como no caso do preto, que é a tinta mais forte que existe. O ideal é fazer uma mecha-teste para ver o quanto será necessário descolorir o cabelo até atingir a cor que você deseja e se os fios não vão quebrar no meio do caminho.

- MEU CABELO JÁ É LOIRO, PRECISO DESCOLORIR?
Um cabelo naturalmente loiro não necessariamente tem a porosidade necessária para absorver bem a tinta. Um cabelo poroso funciona como uma esponja, que absorve mais a água ou qualquer produto que você colocar nele. Por isso é sempre ideal fazer uma mecha-teste antes e ver o que acontece. Normalmente mesmo as loiras precisam descolorir um pouquinho.

-
ATENÇÃO!!!

SEMPRE (independente do seu tipo de cabelo) faça primeiro uma mecha-teste e espere uma semana para ver como os seus fios reagem à descoloração necessária para atingir a cor que você quer.

SEMPRE (independente do seu tipo de cabelo) deixe o cabelo bem sujo antes de descolorir, assim a oleosidade natural do couro cabeludo protege mais os fios e o couro cabeludo.

SEMPRE exija produtos de qualidade! Fuja dos blondors e de marcas muito baratas. A economia pode comprometer a saúde do seu cabelo, chegando até a impedir a absorção da tinta!!!


Passo-a-passo
-

-PREPARAÇÃO

a) Faça uma prova de toque um dia antes, para conferir se você possui alergia ao produto. Aplique uma pequena quantidade atrás da orelha e deixe por 30 minutos. Depois lave com água e verifique no dia seguinte se houve alguma reação. Se não houve reação visível, você está liberada(o). :)

b) O cabelo deve estar bem sujo e seco para ser descolorido, desse modo você protege o couro cabeludo e o seu cabelo. E, é claro, arde menos na hora de descolorir (sim, o descolorante arde!)

c) Não use condicionador nem cremes na última lavagem, pois eles formam uma "capa" protetora nos fios que impede o produto de penetrar nos fios e agir corretamente.



-PÓ DESCOLORANTE + ÁGUA OXIGENADA
a) Misture o pó descolorante (não inale!) com a água oxigenada num recipiente (não metálico). Normalmente é 1 parte de pó para 2 partes de água oxigenada, mas confira sempre nas instruções da embalagem.

b) Use luvas de plástico para proteger suas mãos durante todo o processo.

c) Você deve proteger sua pele aplicando algum gel nas áreas do rosto e pescoço que estiverem mais próximas do cabelo. Um gel de cabelo já serve.

d) Tome cuidado com a sua roupa! Escolha uma camiseta velha.



-APLICANDO A MISTURA DESCOLORANTE NO CABELO
Use um pincel de tintura (pode ser encontrado na maioria das farmácias) e não esqueça das luvas de plástico!

a) Se for fazer uma mecha: use pedaços de sacos plásticos ou de papel alumínio para separar o cabelo que será descolorido e posteriormente pintado. Aplique a mistura descolorante com o pincel cobrindo bem os fios e feche eles dentro do plástico/alumínio usando piranha de plástico.

b) Se for pintar uma parte grande do cabelo: separe com piranhas de plástico e aplique a tinta com pincel na área que será descolorida e posteriormente pintada. Para cobrir bem e não deixar áreas manchadas, divida o cabelo como se fossem "folhas de um livro", com mais ou menos 1cm de distância entre elas. Aí é só ir "virando as páginas" até completar toda área do cabelo.

c) Se for pintar o cabelo todo: aplique a mistura descolorante em todo o cabelo, tomando cuidado para cobrir bem e não deixar manchas. Para facilitar, prenda o cabelo com piranhas em partes como achar mais fácil (eu costumo fazer frente/trás, esquerda/direita mas vc pode dividir em mais partes) e depois separe o cabelo como se fossem "folhas de um livro", com mais ou menos 1cm de distância entre elas. Aí vá "virando as páginas" até completar toda área do cabelo.





-DEIXANDO A MISTURA DESCOLORANTE FAZER EFEITO
Os cabelos clareiam em timings diferentes. Depois de uns 15 minutos, comece a checar para ver a quantas anda a sua descoloração. O ideal é atingir um loiro super claro, mas não esqueça que você deve respeitar o limite do seu cabelo, para isso é legal fazer a mecha teste. Um cabelo castanho escuro costuma levar aproximadamente 40 minutos para atingir um loiro bem claro, mas esta é apenas uma referência.





-RETIRANDO A MISTURA DESCOLORANTE
Lave o cabelo com um shampoo suave, de preferência com PH neutro, tomando MUITO cuidado para o descolorante não cair nos olhos. Se por acaso cair, lave com bastante água. Retire completamente a mistura descolorante, sem passar creme ou condicionador depois.

Com uma toalha, tire o excesso de água do cabelo e depois seque com secador até deixar o cabelo "quase seco". Não é necessário secar completamente antes de pintar, mas retire o máximo de umidade que der.