quinta-feira, maio 22, 2008

Cabelos - Pintando

Dúvidas-

-QUAL COR EU DEVO PINTAR?
A escolha da sua cor deve depender de você! Mas eu normalmente sugiro que a pessoa pense nas roupas que costuma usar. Por exemplo, se a pessoa adora usar vermelho e pinta o cabelo de vermelho, pode acabar se arrependendo depois. Ou alguém que adora usar amarelo e pinta o cabelo de verde pode acabar sendo confundido com um torcedor fanático!
Se você quer mudar muito de cor, compre roupas super coloridas. Por exemplo, roupas vermelhas ficam bem com cabelos azuis, as verdes combinam bem com o cabelo vermelho, e por aí vai.
Tentar se olhar no espelho e escolher uma cor de camiseta que combine com você também ajuda! Só experimentando pra ver, né? Que tal ir a uma loja de camisetas e experimentar algumas cores? Às vezes podemos descobrir quais cores combinam mais com a gente.
Outra dica é o seu rosto: se você é uma pessoa muito "rosa" e pintar o cabelo de rosa, talvez não fique tão bacana quanto pintar de roxo, por exemplo.

- QUANTO TEMPO DURA A TINTA NO CABELO?
Dependendo do seu tipo de cabelo, da qualidade do seu descolorante / tinta e mais ainda de como você cuidar dele, a cor pode ficar mais de um mês bem bonita no seu cabelo. A média é contada por lavagens, afinal é no processo de lavagem que a tinta desbota e sai do fio de cabelo, e são consideradas, em média, 6 a 8 lavagens para que a tinta desbote. Para quem quer manter melhor a cor, siga as dicas e truques do item "mantendo a cor".

- COMO FUNCIONA A TINTA?
Funcionam como uma canetinha hidrocor sobre uma folha de papel. Se o papel for marrom (cabelo castanho), vc pode passar a canetinha vermelha que o papel não ficará vermelho, certo? Ficará um marrom avermelhado. Se a folha for creme, a canetinha irá pintar a folha de vermelho facilmente.

- PORQUE TINTURA DE FARMÁCIA NÃO EXIGE DESCOLORAÇÃO ?
Ao contrário do que muita gente imagina, as tinturas de farmácia JÁ POSSUEM EM SUA COMPOSIÇÃO UM DESCOLORANTE, e quando você aplica a tintura ela descolore seu cabelo ao mesmo tempo em que o pinta. Já outras tintas são só tinta (com hidratante e outras coisas mais), então você precisa descolorir antes o cabelo. Eu acho isso ótimo, pois nem todo mundo precisa usar a mesma quantidade de descolorante para atingir uma certa cor, né? Vai da pessoa decidir o quanto quer descolorir o cabelo.

- E QUANDO EU CANSAR DO CABELO COLORIDO, COMO EU FAÇO?
Se você é menino, a técnica mais usada é passar a máquina.
Mas as meninas costumam deixar desbotar bem a cor, usando shampoos fortes (aqueles que retiram resíduos são ótimos) e passar uma tinta de farmácia que seja da cor da raíz. Aí é só deixar crescer até que a parte tingida chegue numa altura que dê para cortar fora, restando só o cabelo original.

- SOU LOIRO(A) FIZ MECHAS E TODA VEZ QUE LAVO A COR MANCHA O RESTO DO CABELO! O QUE FAZER?
O ideal é que, toda vez que for lavar o cabelo, você separe as mechas do cabelo. O comum é usar saquinhos plásticos e prendê-los com piranhas ao usar o shampoo. Não esqueça dos cremes, que ajudam o cabelo a desbotar menos e portanto evita manchas no cabelo loiro.

- EU SEMPRE SUJO O BANHEIRO, TOALHAS E ROUPA COM A TINTURA! O QUE POSSO FAZER?
Sempre tome cuidado ao pintar seu cabelo. Apesar de algumas tintas não mancharem muito, recomenda-se o uso de uma toalha velha sempre que for lavar o cabelo, uma camiseta velha quando for pintar e MUITO cuidado com o banheiro enquanto estiver pintando seu cabelo. Se achar necessário, cubra o chão e áreas perigosas com jornal. Caso ocorra de sujar, lave bem com sabão.

- POSSO MISTURAR AS CORES E FAZER UMA COR NOVA?
Deve!É muito melhor do que usar a tinta original. Uma idéia boa é usar o branco para clarear as cores, criando um rosa mais claro ou um azul bebê. Se você quer um verde água, por exemplo, misture verde com azul e branco. A mistura funciona igual a uma tinta mesmo.

- POSSO USAR CHAPINHA OU FAZER ALISAMENTO NUM CABELO TINGIDO?
Não é muito recomendado, mas depende do estado do seu cabelo. Converse com o seu cabelereiro antes de fazer, e se ele achar que está muito ressecado, passe longe de chapinhas e processos de alisamento (mesmo as escovas).

- CAMINHAR NA CHUVA PODE FAZER MINHA ROUPA MANCHAR?
Até pode. Se o seu cabelo tiver muita tinta e não estiver segurando ela muito bem, ela pode escorrer com a água e manchar sua roupa.


Passo-a-passo-

-PREPARAÇÃO

a) Faça uma prova de toque um dia antes, para conferir se você possui alergia ao produto. Aplique uma pequena quantidade atrás da orelha e deixe por 30 minutos. Depois lave com água e verifique no dia seguinte se houve alguma reação. Se não houve reação visível, você está liberada(o). :)

b) O cabelo deve estar limpo e seco (não precisa ser totalmente seco) para pintar. Não use condicionador nem cremes na última lavagem, pois eles formam uma "capa" protetora nos fios que impede a tinta de penetrar bem.

c) Proteja sua pele aplicando algum gel nas áreas do rosto e pescoço que estiverem mais próximas do cabelo. Um gel de cabelo já serve. Deste modo, se a tinta por acaso for parar no lugar errado você evita manchas. No caso de ocorrer alguma mancha, lave bem com sabão.

d) Tome cuidado com a sua roupa! Escolha uma camiseta velha.



-TINTA
A tinta Jean's Color não precisa ser misturada a nada. Ela por si só já pinta o cabelo. Use luvas de plástico para proteger suas mãos e deposite uma quantidade de tinta num recipiente de plástico.



-APLICANDO A TINTA NO CABELO
Use um pincel de tintura (pode ser encontrado na maioria das farmácias) e coloque a tinta num recipiente plástico.

a) Se for fazer uma mecha: use pedaços de sacos plásticos ou de papel alumínio para separar o cabelo que será pintado. Aplique a tinta com o pincel cobrindo bem os fios, fechando-os dentro do plástico/alumínio usando piranha de plástico.

b) Se for pintar uma parte grande do cabelo: separe com piranhas de plástico e aplique a tinta com pincel na área que será pintada. Para cobrir bem e não deixar áreas mal pintadas, divida o cabelo como se fossem "folhas de um livro", com mais ou menos 1cm de distância entre elas. Aí é só ir "virando as páginas" até completar toda área do cabelo.

c) Se for pintar o cabelo todo: aplique a tinta em todo o cabelo, tomando cuidado para cobrir bem e não deixar áreas mal pintadas. Para facilitar, prenda o cabelo com piranhas em partes como achar mais fácil (eu costumo fazer frente/trás, esquerda/direita mas vc pode dividir em mais partes) e depois separe o cabelo como se fossem "folhas de um livro", com mais ou menos 1cm de distância entre elas. Aí vá "virando as páginas" até completar toda área do cabelo.



-DEIXANDO A TINTURA FAZER EFEITO
O cabelo precisa de tempo para absorver a tinta. O indicado nas embalagens é 15 minutos, mas na minha opinião você deve deixar o máximo possível. Mas não exagere, pois chega uma hora em que o cabelo atinge o limite de absorção. Deixe entre 1h e 1h30.



-RETIRANDO O EXCESSO DE TINTA
Lave o cabelo com um shampoo suave, de preferência com PH neutro ou um específico para cabelos tingidos. Shampoos normais costumam ser muito fortes e retiram muita tinta dos fios. De qualquer modo, a água vai sair colorida independente do shampoo, então não se assuste!

Use um bom condicionador e um creme de tratamento para cabelos danificados. A tinta Jean's Color não danifica o cabelo, pois não contém amônia. Pelo contrário: ela possui hidratante em sua composição, deixando os fios macios e hidratados. Porém, a descoloração (por menor que seja) danifica os fios (assim como o sol) e exige um cuidado maior. Se possível, agende no seu cabeleireiro uma hidratação intensa na sequência.


DICA: Um cabelo que é bem hidratado após o processo "segura" melhor a tinta nos fios, fazendo a cor durar mais.