quinta-feira, junho 12, 2008

O brinco certo para o seu tipo de rosto

Como combinar a forma do rosto com o desenho do acessório

Que atire o primeiro pingente quem nunca teve dúvidas na hora de escolher um par de brincos. São tantos os tamanhos e os formatos que é preciso atenção para escolher corretamente o melhor acessório. “Devemos nos orientar pelo formato da face”, diz a consultora de imagem Gabriela Centurion.

“Nem todo mundo fica bem com brinco de argola” exemplifica. “Já os modelos pequenos, aqueles que ficam grudados na orelha, são mais democráticos e podem ser usados sem restrições pois são discretos e não acentuam as formas”, diz Gabriela, que indica quais peças são ideais para cada tipo de rosto.

CORAÇÃO

Use peças que equilibrem o tamanho do queixo, menor que o da testa. “Invista sem medo em brincos de médio para longo, para que o volume complemente o queixo fino”, diz Gabriela. Brincos geométricos e redondos, sendo chamativos ou não, podem ser usados.

REDONDOS

Fica melhor com brincos compridos. Peças geométricas compensam o formato da face. “Já os modelos circulares, principalmente os grandes, dão a sensação de que o rosto é mais redondo do que de fato é”, diz Gabriela.

OVAL

É o único formato que não sofre nenhuma restrição. “Ele tem um formato ideal”, avalia Gabriela. “Não é preciso compensar nenhuma área, tudo é proporcional.” Por isso, se você tem esse tipo de rosto, saiba que pode abusar dos brincos.

QUADRADO

Evite peças nas formas de retângulo e quadrado. “Elas acentuam as linhas retas do rosto”, avisa a consultora. “O ideal é usar modelos que dêem movimento, como os feitos em camadas”, avisa. Brincos em formatos divertidos, como coração e estrela, são boas opções.

LONGO

Abuse dos modelos angulares e volumosos. “Quem tem esse tipo de rosto só deve evitar brincos longos e em linhas retas”, lembra a consultora. Porque esses acessórios podem deixá-lo mais extenso. “Brincos redondos, nos mais variados tamanhos, quebram o efeito reto da face.”

PÊRA

Brincos arredondados de tamanho médio e com o aro fino são os mais indicados. “É preciso evitar peças volumosas e pesadas para não deixar a região do queixo mais carregada”, revela Gabriela. “Brinco em cascata pode, mas se não for volumoso. Os modelos com desenho de gota também caem bem nesse rosto.”